Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/09/2013

Obesidade e sobrepeso

Você sabia?

UM em cada CINCO Brasileiros está acima do peso. Já estamos com 18,9% da população brasileira com Obesidade, segundo o Ministério da Saúde (2017).

A obesidade vem sendo relacionada à redução da qualidade de vida, redução da expectativa de vida e aumento da mortalidade.

Você faz parte desta estatística?

Muitos estudos associam a obesidade a um aumento da prevalência de diabetes tipo 2 (DM2), doença da vesícula biliar (colelitíase ou ?pedras? na vesícula), doença arterial coronariana (DAC), hipertensão arterial sistêmica (HAS ou pressão alta), esteatose hepática não alcóolica (gordura no fígado), osteoartrose (OA) e dislipidemia (colesterol e triglicerídeos elevados). Estas associações justificam a piora da qualidade e expectativa de vida e mortalidade no indivíduo obeso.

A boa notícia é que muitos estudos confirmam que a perda de peso, em pelo menos 5%, leva à melhora dessas doenças, reduzindo os fatores de risco e a mortalidade.   (Exemplo: Individuo 100kg, com perda ponderal de 5% do peso, 95kg).

O aumento no consumo de alimentos processados, de alta densidade energética (muito calóricos), com elevados teores de gorduras e carboidratos, além do sedentarismo, justificam esse quadro. Estudando padrões de consumo da população brasileira, autores observaram que houve uma redução no consumo de arroz com feijão de 30%, enquanto o consumo de refrigerantes aumentou em 268%. Ou seja, redução no consumo de comida de verdade e aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconheceu neste ambiente obesogênico o principal determinante do rápido crescimento da prevalência de obesidade.

O índice de massa corporal, também conhecido como IMC, é a medida mais usada para saber se você é ou não obeso. Calculamos o IMC a partir da relação entre o peso e a estatura, conforme esta fórmula: IMC = peso/altura2

 

IMC = 

CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,5

Baixo peso

De 18,5 a 24,9

Normal

De 25 a 30

Sobrepeso

Maior que 30

Obesidade

 

Para isso, o Sesi disponibiliza ações de promoção de saúde como atividade física, oficinas e palestras para alimentação saudável, além de atendimento individual do industriário.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE