• Prevenção ao uso de28/05/2013Álcool e outras Drogas

  • 28/05/2013Problemas na sua empresa?Conheça uma proposta diferenciada, construída de forma adaptada à necessidade de cada indústria.

    Saiba mais

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/06/2013

Sobre o Programa

O que é

O Sesi no Paraná criou o programa Cuide-se+, que pode auxiliar a aumentar a produtividade da indústria. O programa busca melhorar a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da educação.

O Cuide-se+ fornece elementos para que o trabalhador reflita sobre situações de risco para a sua saúde em relação ao uso e abuso de drogas, dentro e fora do ambiente de trabalho, permitindo a adoção de novos comportamentos e atitudes diante deste risco, promovendo ações educativas com foco na aquisição de hábitos de vida saudável.

Um dos focos do Cuide-se+ é contribuir para a redução da incidência de acidentes, das ocorrências de situação de risco, dos índices de absenteísmo e licenças por doenças na empresa, a partir da educação para a valorização da vida.

O programa busca desenvolver hábitos que estejam associados à promoção e manutenção da saúde e segurança no trabalho e, ser referência em informações para a sociedade sobre o uso de álcool e outras drogas.

A ideia é articular parcerias estratégicas que possam contribuir e potencializar ações de prevenção, contribuindo para que colaboradores e empresas possam ajudar o trabalhador com este problema.


Por que

A preocupação com o uso indevido de alcool e outras drogas é um assunto constantemente discutido. Cada vez mais, os dados sobre drogadição, desestruturação familiar, violência doméstica, faltas ao trabalho, baixa produtividade, entre outros problemas agravados pela dependência química, tem levado a sociedade a buscar soluções de prevenção e tratamento.

Os dados levantados pelo II LENAD - Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (INPAD, 2013), atestam a necessidade de iniciativas voltadas à prevenção e tratamento do uso abusivo de substâncias psicoativas, com vistas a reduzir os custos humanos e sociais da dependência química. Estas iniciativas devem envolver a sociedade como um todo, estando alinhadas às políticas públicas de saúde e atingindo as mais diferentes camadas sociais, inclusive as empresas.

Para serem mais efetivos, recomenda-se que os programas sejam integrados a iniciativas mais amplas de promoção da saúde e segurança no trabalho, desenvolvimento de pessoas, educação dos trabalhadores, entre outros. 

É por esta razão que o Sesi no Paraná desenvolveu o Programa Cuide-se + de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. Fundamentado nas recomendações da OIT e Sesi-RS/UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o programa parte da premissa de que a dependência química é um problema de saúde que pode ser evitado.

Nesta perspectiva, o Sesi assessora a empresa na elaboração de uma série de iniciativas que atingem todo o corpo funcional, estimulando os trabalhadores saudáveis a manterem-se bem, e oferecendo orientações sobre formas de tratamento e ajuda àqueles que necessitarem.


Como Funciona

O Programa parte-se de um cuidadoso diagnóstico e do planejamento participativo para o desenvolvimento de ações de sensibilização, informação e capacitação, direcionadas aos diferentes públicos e demandas identificadas. 

Problemas na sua empresa?

Entre em contato com o Sesi pelo telefone 41 | 3271-9431 ou nos mande um e-mail

Clique aqui e saiba mais como o Cuide-se + pode atuar e ajudar a sua empresa.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE