• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Conselho de Cidadania Empresarial realiza encontro internúcleos

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/06/2017

Conselho de Cidadania Empresarial realiza encontro internúcleos

Evento contou com palestra sobre investimento social privado

A segunda reunião internúcleo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) de 2017, realizada nessa terça-feira (27.06), reuniu no Campus da Indústria do Sistema Fiep cerca de 50 pessoas, representantes de indústrias, sindicatos, instituições de ensino superior e do setor de comércio e serviços.

Para esse encontro foi convidado o secretário-geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), José Marcelo Zacchi, que falou sobre Investimento Social Privado e o PIB Social.

Os dados trazidos por Zacchi apontam que a Educação é a área predominante de interesse para investimento social. Além disso, segundo ele, 89% das organizações afirmam ter iniciativas alinhadas com políticas públicas. O palestrante afirma que o que falta ao país para uma maior sensibilização ao investimento social é o enraizamento da consciência de que ações coletivas precisam ser construídas. “Vamos acumulando a consciência de prática de cidadania ao longo do tempo, mas ainda contamos com soluções prontas, que vêm de cima para baixo, em ações do governo”.

Nesse cenário de investimento social privado, o palestrante aponta ainda que conforme os estudos do Gife, o investimento familiar está crescendo, com ampliação do investimento aliado aos negócios das empresas, a ampliação das doações individuais, novas legislações, expansão do investimento de impacto e fundações alinhando o investimento as políticas públicas.

Rui Brandt, presidente do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná e atualmente diretor geral do CPCE, destacou o evento como uma oportunidade de somar esforços para o investimento social.

Reconhecimento

A coordenadora executiva do conselho, Rosane Fontoura, também ressaltou a importância da participação de representantes de instituições como Universidade Tuiuti, Uninter, UTFPR, Banco do Brasil, Unimed, Fundação Boticário, Instituto GRPCom, Instituto Opet, entre outras. “Esse é um momento de reconhecimento acerca do trabalho que as organizações sociais fazem, de desmistificar que elas não estão preparadas para receber investimento social privado e ainda criamos uma sinergia e um espaço de diálogo, já que esse conselho que promove a cidadania para o desenvolvimento sustentável, necessita reunir todos os atores sociais envolvidos. Esse é o seu diferencial frente aos outros conselhos temáticos da Federação”, diz.

A representante do Instituto Bom Aluno do Brasil, Maria Isabel Dittert, explica que o encontro permite a atualização dos presentes quanto ao cenário brasileiro, em relação a boas práticas. “É rica a troca que acontece entre os participantes e que favorece a evolução para que se vislumbre algo melhor para o país”, conclui.

Ao final, os conselheiros trocaram informações e conheceram a agenda das próximas ações, sendo destacada a presença do professor reitor honorifico da Universidade de Lisboa, Antonio Novóa, no dia 15 de agosto, com uma palestra sobre A Educação e uma Visão ampla de Mundo. Também conta da agenda a realização do X Reatiba, em20 de setembro, que tratará sobre Diversidade: construindo um ambiente diverso e inclusivo.

Responsabilidade

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial foi criado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná em dezembro de 2004. Nasceu como uma organização articuladora interessada em investir na área de sustentabilidade, além de orientar sobre investimentos e apoiar a formação de empresários e cidadãos. Reúne as necessidades e os interesses do segmento industrial na área de responsabilidade social corporativa, direcionando os esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria