Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




18/10/2018

O vestibular chegou? Confira dicas para arrasar na prova

Quem já fez vestibular pode confirmar: mais do que uma prova com conteúdos escolares, o exame demanda outras habilidades. Justamente por isso, nós separamos várias dicas do que você deve fazer para se preparar antes, durante e até mesmo depois da prova. Preparado? Vamos lá!

Não estude

Calma que a gente explica: não é para estudar um dia antes do vestibular. Você já fez isso o ano inteiro e participou da Superliga, então querer revisar tooooda a matéria antes do exame, é apenas uma forma de acumular estresse e aumentar a ansiedade ? algo que ninguém quer que aconteça justo na véspera da prova. O dia anterior deve ser dedicado ao lazer e descanso, então aproveite!

Hidrate-se

Água, chá, suco natural.  É comprovado cientificamente que uma boa hidratação faz você se sentir menos cansado e com o cérebro funcionando mais rápido. Mas, atenção: nada de refrigerantes e bebidas açucaradas, hein? Estamos falando de bebidas leves.

Saia do ?zap? e vá dormir

Uma boa noite de sono é imprescindível para realizar uma boa prova. Estar descansado física e mentalmente garante que você esteja disposto e com força total para aplicar todo o conhecimento que você adquiriu durante todo esse tempo de estudo. Desligue computadores, celulares e tudo o que possa te atrapalhar. Bons sonhos!

Pesquise sobre o local de prova ? você sabe onde fica seu local de prova, né?

Descobrir quais são as rotas possíveis para ir até seu local de prova é essencial. Vale a pena - se você estiver com dúvidas ? ir de carro ou de ônibus até lá antes do dia da prova, para se certificar de que você realmente saberá chegar sem nenhum problema.

Evite virar um meme: chegue ao local de prova com antecedência

Entra ano, sai ano, a história se repete: em todos os vestibulares, sempre tem gente que fica para fora e não consegue fazer a prova por ter se atrasado. Você não quer perder um ano de estudos e, para completar, aparecer nos portais de notícia do país inteiro. Então, conselho de amigo: chegue antes ? pelo menos uma hora antes.

Saco vazio não para em pé ? alimentação antes e durante a prova

Parece conselho de vó. E realmente é, mas avós estão sempre certas. Então, se liga: alimente-se bem. No dia anterior e no dia da prova, opte por uma alimentação que seja leve e bem nutritiva.  Se quiser levar algum lanchinho para matar a fome durante a prova, também está valendo. Opte por barras de cereal, nozes e frutas secas. Tudo isso contém substâncias que potencializam o funcionamento cerebral e raciocínio lógico, essencial para esse dia que é uma verdadeira maratona.

Você não está esquecendo de nada?

Pegou os documentos necessários? Está levando caneta, lápis, borracha? É muito importante conferir se você está com todos os itens necessários para realizar a sua prova. Vale a pena dar aquela lida no edital do seu exame para não esquecer de nada e evitar dor de cabeça. Ah, outra coisa: leva um casaquinho. Nunca se sabe.

É hora da prova, e agora?

Se você se dedicou o ano todo e aplicou todas as dicas acima, não tem como dar errado. Agora é desligar o celular, ajeitar a postura, respirar fundo, se concentrar e pronto: mãos à obra. Boa prova!

 

* O texto bem que poderia ter acabado ali em cima. Mas sempre tem aquele pessoal que sai da prova e se desespera, não é verdade? Se você é uma dessas pessoas, a continuação desse texto é dedicada a você. Aproveite!

Não se cobre tanto

Ok, a prova acabou. E agora? Tensão, medo, trauma? Nada disso. É importante sair da prova com a consciência de que você fez o melhor que podia. Foi um ano de trabalho duro, e você deveria estar orgulhoso de todo o seu foco e dedicação. Abaixo, uma lista de coisas que você pode fazer para diminuir essa tensão pós-prova:

- Ver vídeos de gatinhos/cachorrinhos na Internet
- Gravar vídeos do seu próprio gatinho/cachorrinho e publicar na Internet
- Ir ao cinema ou sair para se divertir com seus amigos
- Ouvir suas músicas favoritas
- Fazer exercícios físicos
- Meditar

A lista de possibilidades é quase infinita, mas o importante é focar em atividades que te deixem menos preocupado. Se você estudou, revisou e se dedicou, não tem erro: é só esperar o resultado do vestibular e comemorar a vitória!
Sesi   Serviço Social da Indústria (Paranà)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR   0800 648 0088