Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




03/11/2017

Do Colégio Sesi Paranavaí para Portugal: o depoimento vencedor de Gabriel Antonio Roque

Ao olhar para trás, percebo o quanto o Colégio Sesi foi importante em minha formação, não só acadêmica, mas também em minha trajetória pessoal. Devo grande parte de minhas conquistas à educação sólida e interdisciplinar que o colégio me proporcionou. Durante todo meu ensino médio, contei sempre com a atenção e o apoio de uma equipe pedagógica excelente e comprometida com a qualidade do ensino, repleta de profissionais por quem nutro uma profunda admiração, além da gratidão por quem me tornei e ainda posso me tornar.

No Colégio Sesi, encontrei campo fértil e ambiente propício para que desenvolvesse livremente todas as minhas potencialidades individuais e sociais. Aprendi a olhar o mundo a partir de múltiplas perspectivas, despindo-me de preconceitos e visões unilaterais e me abrindo a novos horizontes e possibilidades. Um exercício permanente de empatia e alteridade.

Pude também perceber a importância e a imprescindibilidade do trabalho em equipe, lição essa que levo por toda minha vida. Aprendi que saberes construídos coletivamente são muito mais ricos e promissores do que produções atomizadas do conhecimento. Algumas das competências que mais devo ao Colégio e sua metodologia são, sem dúvidas, o desenvolvimento e lapidação de minha liderança e a construção de minhas responsabilidades, não só enquanto aluno, mas enquanto ser social inserido em uma comunidade cada vez mais complexa e desafiadora.

Todos esses ensinamentos estiveram aliado também a uma preparação consistente para o vestibular e o mercado de trabalho. Ainda no último ano do ensino médio, ainda sem me decidir pelo curso superior, consegui aprovações em diversas instituições públicas e privadas, como UEM (Agronomia e Ciências Sociais), UTFPR (Engenharia Eletrônica), PUC-PR (Engenharia Civil – Prouni), UniCesumar (Direito - Prouni) e outras. 

Devido em boa parte à formação proporcionada pelo Colégio Sesi, me tornei destaque acadêmico da graduação em direito do UniCesumar, ambiente que coloquei em prática muitas das competências desenvolvidas no Colégio. Recebi, por diversas vezes, o prêmio de Melhor Aluno do curso, sendo também selecionado, por mérito acadêmico, para uma bolsa de intercâmbio. Escolhi como destino a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal), onde me encontro hoje.

Valorizo de forma incisiva minha formação no Colégio Sesi. Sou imensamente grato a todos os profissionais, especialmente professores, que contribuíram enormemente em minha formação. Foi lá que tive contato com amizades adoráveis, que guardo eternamente. O Colégio Sesi é uma daquelas experiências que valem a pena serem vividas e recomendadas.