Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/05/2019

Aplicativo que incentiva a prática de esportes é desenvolvido por alunos de Ponta Grossa

Projeto é destaque na Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia 2019

Um aplicativo que leva ao público informações sobre as regras e principais características de cada esporte, por meio de QR Codes inseridos em bolas esportivas. Este é o principal objetivo do QR BALL, ferramenta desenvolvida por alunos do Colégio Sesi de Ponta Grossa que ficou em segundo lugar na categoria Ciência e Tecnologia da Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia (FEPARCIT) 2019. O evento, que aconteceu de dois a cinco de maio, consiste na exposição de Trabalhos de Iniciação Científica, realizados por estudantes e professores de Nível Médio e Técnico de Instituições Públicas ou Privadas.

Elisiane Biscaia da Silva, professora de Ciências Aplicadas, matéria exclusiva do Colégio Sesi, esclarece que segundo pesquisas, as gerações atuais de jovens e adultos demonstram desinteresse para a prática esportiva, fato que pode acarretar uma série de doenças relacionadas ao sedentarismo como hipertensão, diabetes e obesidade. "O aplicativo está sendo desenvolvido pela plataforma online App Machine. Com este trabalho, espera-se estimular a prática esportiva do público alvo", esclarece.

A equipe, composta por dois alunos, ficou extremamente feliz ao ser premiada. "É um prêmio extremamente significativo. Nossa unidade tem se destacado por produções científicas e participações de feiras científicas. Ser selecionado já é um grande destaque. Nesta feira havia mais de 200 projetos inscritos e somente 70 foram selecionados". Aprimorar a escrita científica de projetos e de pesquisa, para a docente, é fundamental, já que é desta forma que o aluno chega mais preparado para o desenvolver pesquisas e artigos na indústria ou universidade. "Para nós, a conquista é a confirmação de que a nossa aula valeu a pena, que nosso investimento de tempo está dando certo", ressalta.

Projetos de destaque

O Colégio Sesi de Ponta Grossa também participou da FEPARCIT 2019 com o trabalho "Adaptação do carneiro hidráulico na máquina de lavar". Com a pesquisa, a equipe do projeto conquistou uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um troféu de destaque na categoria Sustentabilidade e um passaporte para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em 2020. Veja uma matéria completa sobre o projeto aqui!

Sobre a FEPARCIT

A FEPARCIT (Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia) tem como objetivo estimular a criatividade e resolução de problemas por meio da pesquisa científica, e consiste na exposição de Trabalhos de Iniciação Científica, realizados por alunos e professores de Nível Médio e Técnico de Instituições Públicas ou Privadas.

Sesi   Serviço Social da Indústria (Paranà)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR