Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/05/2019

Alunas ganham bolsa com projeto que reutiliza cerca de 25% da água descartada por máquinas de lavar

Estudantes tem projeto de destaque na FEPARCIT 2019

Alunas do Colégio Sesi de Ponta Grossa conquistaram, na última semana, uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolverem seus projetos durante um ano, além de um troféu de destaque na categoria Sustentabilidade e um passaporte para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em 2020. A equipe, criadora do trabalho "Adaptação do carneiro hidráulico na máquina de lavar", recebeu as premiações durante a Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia (FEPARCIT) 2019, realizada de dois a cinco de maio.

Durante o evento, as estudantes Eduarda Barbosa Weber, Fernanda Carneiro de Oliveira e Isabela Matozo fizeram apresentações sobre o projeto para o público em geral e avaliadores da feira, mostrando a aplicação prática do trabalho e um protótipo do produto. Para o professor Wanderley Marcílio Veronez, de Oficinas Tecnológicas, que acompanhou de perto a iniciativa, o prêmio estimula e fomenta a pesquisa científica e a cultura de inovação no Ensino Médio, sendo um incentivo para a comunidade acadêmica. "Com resultados como este, mais alunos querem desenvolver seus projetos para participar de feiras científicas como a FEPARCIT, FIciências etc, assim elevando ainda mais o nome da instituição", conta.

Quando perguntado sobre o que a conquista representa, o professor destaca a sensação de dever cumprido frente ao trabalho desenvolvido dentro e fora da disciplina. "Trabalhar no Colégio Sesi, que incentiva os alunos e professores a participarem de feiras e torneios é uma grande conquista na vida profissional, pois, além de desenvolver os estudantes, acabo aprendendo junto na atividade de orientação dos projetos. O prêmio final não é necessariamente o melhor de participar de uma competição, mas sim o conhecimento adquirido ao longo do processo", lembra.

Destaque no Paraná

Além deste projeto, o Colégio Sesi de Ponta Grossa também foi destaque em Ciências da Saúde, com o aplicativo "QR BALL". A ferramenta, que ficou em segundo lugar na categoria, tem como objetivo levar ao público informações sobre as regras e principais características de cada esporte, por meio de QR Codes inseridos em bolas esportivas. Com o trabalho, espera-se estimular a prática esportiva do público-alvo. Veja uma matéria completa sobre o aplicativo aqui!

Sobre o projeto

A iniciativa, de acordo com o docente, visa a adaptação de um Carneiro Hidráulico para reaproveitamento de água proveniente das últimas etapas de uma máquina de lavar (enxague e amaciante). O projeto reutiliza a água de modo eficaz e econômico, destinando-a para um reservatório que ficará em um nível superior, para que a mesma possa ser utilizada para outros fins - como a lavagem de calçadas e carros, por exemplo. Com a aplicação do trabalho, espera-se reutilizar cerca de 25% de água, normalmente descartada pela máquina de lavar.

Sobre a FEPARCIT

A FEPARCIT (Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia) tem como objetivo estimular a criatividade e resolução de problemas por meio da pesquisa científica, e consiste na exposição de Trabalhos de Iniciação Científica, realizados por alunos e professores de Nível Médio e Técnico de Instituições Públicas ou Privadas.

Sesi   Serviço Social da Indústria (Paranà)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR