Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/05/2019

Redação de estudante do Colégio Sesi do Boqueirão fica em primeiro lugar em todo o estado

Carta sobre seu herói de Maria Helena Gomes da Silveira se classifica entre as 30 melhores do Brasil

A redação da estudante Maria Helena Gomes da Silveira, de 14 anos, acaba de ficar em primeiro lugar no estado no 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas. O texto da aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Sesi do Boqueirão (Curitiba - PR) ficou entre as 30 melhores redações de todo o Brasil, passando por três fases: escolar, estadual e nacional. Sob mediação da professora de Língua Portuguesa e Produção Textual Elizangela Francisca da Luz de Andrade, a carta tinha como tema "uma carta sobre o seu herói". 

Maria Helena relatou, na carta, como vê a colher como uma heroína. Devido ao primeiro lugar, a estudante conquistou uma premiação em dinheiro para ela e para o Colégio Sesi do Boqueirão. "Quando recebemos o convite em fevereiro de 2019 via Correios, os docentes realizaram um concurso interno no colégio", explica Juliana Maia da Silva Nascimento, coordenadora de educação do Colégio Sesi do Boqueirão. A profissional comenta que os estudantes chegaram a se emocionar ao lembrarem de entes queridos. 

A professora de Língua Portuguesa e Produção Textual Elizangela conta que a recepção da notícia veio com um misto euforia, pulos e gritos. "Contagiou o colégio inteiro, corpo docente e discente vibraram com grande emoção. Outra sensação foi a de dever cumprido por ter proporcionado um início de uma possível carreira de escritor, já que um dos objetivos do concurso era estimular a produção literária e valorizar jovens talentosos", afirma.

As profissionais contam que a conquista veio com muitos aprendizados. "Foi extremamente empolgante. Percebemos que houve uma interação entre os discentes na discussão da temática. Houve um aprendizado em relação aos critérios do gênero textual do concurso (estrutura da carta), além de reflexão e despertar sobre o assunto. Com certeza o prêmio foi bem merecido", lembram. 

Metodologia que faz a diferença 

Elizangela explica que a metodologia do Colégio Sesi promove a autonomia, potencializa a criatividade e a criticidade. "A metodologia está engajada na interação entre os colegas e formas de ensino aprendizagem de forma interdisciplinar. O colégio trata conceitos básicos de ensino sob um olhar mais dinâmico, capaz de proporcionar maior desenvolvimento do pensamento crítico e despertar o prazer em ser e fazer", esclarece. 

"Agradeço a oportunidade de trabalhar em um colégio que me proporciona esperança de transformar jovens em protagonistas de suas histórias. Vivenciar pequenas e grandes conquistas diárias juntamente com uma equipe incrível de profissionais capacitados e tão bem envolvidos com a educação", completa a professora de Língua Portuguesa. 

Sobre o 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas

O projeto tem como objetivo melhorar a alfabetização através da arte epistolar, incentivar a expressão da criatividade e melhorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes em todo o mundo. É promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e conduzida no Brasil pelos Correios. Para mais informações, acesse https://www.correios.com.br/sobre-os-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas .

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Sesi   Serviço Social da Indústria (Paranà)   Direitos Reservados
    Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR   0800 648 0088