Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/05/2019

Ginasta que estudou no Colégio Sesi em Toledo disputa etapa da Copa do Mundo, na Espanha

Atleta Morgana Gmach faz parte do projeto de GRD da Associação Toledana, apoiado pela escola do Sistema Fiep

Morgana Gmach, ginasta profissional e ex-aluna do Colégio Sesi em Toledo, acaba de desembarcar de Guadalajara, Espanha, onde participou do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica. A atleta, que faz parte do Grupo de Ginástica Rítmica da Associação Toledana - apoiado pelo Colégio Sesi, integra a seleção brasileira de conjunto e é uma das mais experientes da equipe, tendo sido campeã sul americana em Paipa, Colômbia, em 2016 e participado das Olimpíadas no Rio de Janeiro no mesmo ano.

Ana Claudia Covatti, coordenadora do Colégio Sesi em Toledo, conta que Morgana sempre foi estudiosa, inteligente e focada no seu desafio. ?A aluna é um grande orgulho para a instituição pela sua determinação e superação. Neste ano, está focada no objetivo de conquistar a vaga para as Olimpíadas do Japão, em 2020?, esclarece. ?A Copa do Mundo é uma das principais competições do calendário da Ginástica Rítmica e o fato dela estar na equipe mostra sua determinação e foco, que construiu fazendo parte do projeto de Ginástica Rítmica e sendo estudante do Colégio Sesi?, lembra.

Em suas redes sociais, Morgana pede energias positivas. "Quero agradecer a Deus por estar sempre à frente, nos guiando e protegendo. Que nesta nova etapa, consigamos fazer melhor, sempre evoluindo, passo a passo. Continuem na torcida e mandando energias positivas, que venha mais uma Copa do Mundo!", escreve. A equipe participou nos dias 26 e 27 de abril do Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão. Na competição, a equipe brasileira, que é comandada pela treinadora Camila Ferezin, marcou sua estreia em competições internacionais em 2019 e ficou na 17ª posição, somando 35,150 pontos no geral.

Um projeto de sucesso

O programa de Ginástica Rítmica da Associação Toledana, onde Morgana deu seus primeiros passos na modalidade, existe desde 1990, quando a professora Anita Klemann iniciou uma turma no município de Toledo. Em 1999, foi criada a Associação Toledana de GRD como forma de mobilizar os familiares. "Anos depois, o Colégio Sesi entrou como parceiro, fornecendo estrutura física e profissionais, de forma a aprimorar o projeto e aumentar o número de atendimentos", explica Franz Menegasso, gestor do projeto de GR. Atualmente, 510 meninas com idade entre 04 e 24 anos são atendidas pelo programa.

?Somos apoiadores parceiros. Cedemos o espaço físico: um ginásio de esporte com sala de ballet, climatização com sistema de ventilação para dias quentes e sistema de aquecimento para o inverno rigoroso, mantendo o ginásio em condições ideais de treinamento, vestiários adequados com estrutura para atendimento de fisioterapia preventiva, cozinha para acompanhamento nutricional das atletas e secretaria administrativa para atendimento aos pais?, comenta Eliane Ritter, gerente do Colégio Sesi e Senai. Além disso, a gerente esclarece que o Colégio Sesi, através do Projeto Atleta do Futuro, disponibiliza três profissionais de Educação Física com 40 horas semanais cada para ministrar as aulas de ginástica rítmica em escolinhas de Toledo.

Um grande incentivador do projeto foi Pedrinho Furlan, conta Menegasso. "Hoje ele está com 86 anos e acompanha o projeto. É a pessoa que viabilizou o patrocínio junto a marca Sadia, com recursos que tornaram o projeto destaque nacional, juntamente com as parcerias do Sistema Fiep (Colégio Sesi), Prefeitura de Toledo e Associação Toledana de GRD", conclui.

O projeto, para o gestor, tem um forte apelo social, auxiliando na redução dos ambientes de risco e vulnerabilidade dos participantes. "Promove um local de permanência segura no contraturno escolar, estimulando a prática de atividade física e hábitos de vida saudáveis. A parceria permite que possamos ampliar os atendimentos por ter um local adequado para a prática esportiva". Com o programa, Eliane afirma que o Colégio Sesi faz ainda mais sua parte no desenvolvimento da sociedade. "Orgulho e satisfação em ver que o trabalho conjunto de todos os parceiros, familiares e comunidade promove talentos que irão representar nosso país, estado e município", comemora.

Sesi   Serviço Social da Indústria (Paranà)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR   0800 648 0088