Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/08/2018

Aluno inovador cria a caixa de abelhas que auxilia processo reprodutivo dos insetos

Feito a partir de material reciclável, o projeto surgiu como forma de ajudar os animais, que estão na lista de extinção

As abelhas são responsáveis por polinizar a maioria dos alimentos que consumimos. O problema é que, no ano de 2016, elas entraram para a lista de animais em extinção no planeta. O que acontecerá então?

Foi a partir desse questionamento que Daniel Dias, durante o desafio encontrado, como aluno do Sistema Fiep, em ajudar os animais e os humanos, em um único projeto, criou a caixa de abelhas a partir de material reciclável.

"A causa da morte das abelhas ainda é desconhecida, porém muitos cientistas apontam para a síndrome do colapso da colmeia. Trata-se de quando, ao invés de a abelha voltar para a colmeia, ela perde o sentido: segue outro caminho e acaba por morrer. Há sinais de que seja causado pela indústria de agrotóxicos e desmatamento", comenta Daniel, que é estudante do Colégio Sesi e do curso técnico do Senai.

A caixa de abelhas com material reciclável

Após o insight, Daniel e sua equipe resolveram abraçar a causa e iniciaram o projeto de uma caixa de abelha sustentável.  Para executar o projeto, os alunos elaboraram uma pesquisa de campo em um rancho tradicional na região de Cascavel.

Com os resultados em mãos, os estudantes enxergaram a viabilidade em fazer uma colmeia totalmente de material reciclável e foi então, que encontraram o plástico Pead - Polietileno, fácil de manusear e com as qualidades que necessitavam.

Assista ao depoimento durante a edição do VOA - Vozes do Amanhã 2018, em Cascavel:


"Encontramos esse plástico em embalagens de água sanitária e amaciantes, então os trituramos e derretemos", comenta o aluno. Após o processo e a colmeia em mãos, a equipe testou em campo e tiveram resultados muito positivos, as abelhas do rancho foram procriando pouco a pouco.

Inscreva-se no canal VOA - Vozes do Amanhã e conheça as histórias incríveis dos alunos do Sistema Fiep!

Faça parte do time de inovadores do Sistema Fiep você também! Conheça aqui nossos serviços em Educação. Fique atento: as matrículas do Colégio Sesi e para os cursos técnicos do Senai no Paraná estão abertas!