Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




10/08/2017

Professor do Colégio Sesi de Campo Mourão recebe homenagem

Reconhecimento vem pelo ensino de Matemática em canal do YouTube

A ideia nasceu pequena, despretensiosa, mas hoje é motivo de reconhecimento ao professor de Matemática e de Oficinas Tecnológicas no Colégio Sesi de Campo Mourão, José Marmontel.

Em 2011, inspirado pela dificuldade de seus alunos em entender alguns conteúdos matemáticos, o professor decidiu postar no YouTube alguns vídeos com aulas da disciplina. E desde então vem recebendo respostas muito positivas por seu trabalho, incluindo o reconhecimento da Fundação Lemann, em parceria com o Google, que em 2013 inseriu o canal na primeira formação do Portal YouTube Edu, junto a outros canais renomados de Educação.

Essa participação é um importante indicador de qualidade, uma vez que os canais integrantes foram submetidos à curadoria de professores da Unicamp, visando filtrar bons conteúdos.

Os vídeos de Marmontel já passaram de 300, com mais de cem mil inscritos e 12 milhões de visualizações. A receptividade dos vídeos levarão o professor ao Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto, onde ele participa de um encontro nacional de professores que integram o YouTube Edu. Também renderão uma menção honrosa conferida pela Câmara Municipal de Campo Mourão.

“O reconhecimento inspira e motiva a continuar o trabalho”, diz o professor, que acredita que professores são semeadores. “Quando eu não estiver mais aqui, minhas aulas em vídeo continuarão na internet ajudando quem precisa desse aprendizado”.

Marmontel relembra relatos de pessoas que, depois de assistirem a seus vídeos, conseguiram passar em concursos ou vestibulares, mesmo sem dinheiro para pagar cursinhos. O professor ressalta que é preciso “suplantar a decoreba”. Ele se baseia na própria dificuldade em aprender. “Estudei nos anos 70 e, na época, não fazíamos perguntas, não éramos incentivados a aprender pelo entendimento. Apenas decorávamos. Hoje é diferente, principalmente nos colégios Sesi, onde a metodologia ensina a entender”.

Incentivador do uso da internet, Marmontel afirma que gostaria de ver maior número de docentes usando os canais como alternativa de ensino. Os youtubers integrantes do YouTube Edu disponibilizam aulas de disciplinas do Ensino Médio. O canal é uma parceria da Fundação Lemann e do Google, que reúne os melhores conteúdos educacionais do YouTube.

Confira alguns dos vídeos mais populares