Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




23/05/2016

Alongar para desestressar

Exercícios simples de alongamento evitam as dores musculares e podem até ajudar na produtividade. O melhor é que podem ser feitos em qualquer lugar!

Ficar a maior parte do dia em uma mesma posição ou realizar movimentos repetitivos provoca o encurtamento das fibras musculares, causa de muitas dores ósseas e nos músculos. O alongamento nada mais é do que estimular o estiramento dessas fibras, aumentando sua flexibilidade e elasticidade, prevenindo assim muitas lesões.

Entretanto, os benefícios não acabam por aí. O alongamento ajuda a relaxar, principalmente por promover a consciência corporal e respiratória que ajudam na construção da postura correta, melhora a circulação sanguínea beneficiando todo o organismo e, se praticado regularmente, é até mesmo capaz de ajudar na concentração.

Confira a seguir 15 dicas de exercícios sem contraindicação para serem feitos ao longo do dia:

1. De pé, com os pés paralelos e braços relaxados ao lado do corpo, aproxime o queixo do peito gradual e lentamente. Retorne devagar estendendo a coluna cervical para trás.

2. De pé, com os pés paralelos e ligeiramente afastados. Gire a cabeça lateralmente com o objetivo de manter o queixo alinhado ao ombro. Repita do outro lado.

3. De pé, incline a cabeça para o lado, puxando-a com uma das mãos como se quisesse encostar a orelha no ombro. Mantenha o outro braço estendido do outro lado do corpo.

4. De pé e com os pés paralelos, faça a circundação completa do pescoço lentamente, começando pelo lado direito. Repita começando pelo lado esquerdo.

5. De pé e com os pés paralelos, flexione o pescoço de forma a aproximar o queixo do peito. Realize o pêndulo levando o queixo de um ombro a outro. Deixe os ombros relaxados.

6. Com as pernas paralelas e joelhos semiflexionados, rotacione o tronco para um lado e para o outro com as mãos atrás da cabeça.

7. De pé, com os pés paralelos, segure por trás das costas a mão do braço a ser alongado. Puxe o braço levemente para baixo e incline lateralmente a cabeça para o lado oposto. Repita com o outro braço.

8. De pé, com os pés paralelos, pernas ligeiramente afastadas e joelhos levemente flexionados, estenda os cotovelos para a frente na altura dos ombros com os dedos entrelaçados. Contraia o abdome. Coluna cervical e quadris acompanham o movimento.

9. De pé com os pés paralelos, estenda os cotovelos e entrelace os dedos à frente com as palmas voltadas para fora. A cada contagem, gire o tronco para um lado.

10. Com uma das mãos, puxe o cotovelo no sentido do peito até sentir alongar a parte posterior do ombro.

11. Com um dos braços estendidos, dobre o punho para baixo com o auxílio da outra mão. Repita com o outro punho.

12. De pé, cruze uma perna na frente da outra. Incline o tronco lentamente até o limite individual. Permaneça na posição por alguns segundos e volte à posição original devagar. Repita invertendo a perna.

13. De pé, fique na ponta dos pés. Eleve os braços com os dedos entrelaçados olhando para cima, simulando alcançar o teto e se espreguiçar.

14. Sentada na ponta da cadeira, deixe uma das pernas flexionadas e estenda a outra. Leve o tronco a frente, tentando segurar o pé da perna que está estendida, alongando a parte posterior da coxa. Alterne as pernas.

15. Sentado em frente à mesa de trabalho, realize com os dedos uma suave pressão sobre os olhos fechados. Em seguida, apoie os cotovelos na mesa e pressione os dedos sobre a testa, apoiando todo o peso da cabeça nas mãos.

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria