• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Ações de segurança e saúde aumentam produtividade das indústrias

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/09/2016

Ações de segurança e saúde aumentam produtividade das indústrias

Além de reduzir o número de afastamentos dos trabalhadores, empresas evitam multas ao implementar soluções nessas áreas

A produtividade nas indústrias brasileiras registrou um desempenho pouco satisfatório em pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, dos 11 países pesquisados, o Brasil ficou em último na escala de crescimento da produtividade. Entre 2002 e 2012, avançamos 0,6%, enquanto a Coréia do Sul aparece em primeiro, com 6,7% de crescimento médio anual. São diversos os fatores que impactam na eficiência das indústrias, como a tecnologia empregada, a escala de produção e as condições de segurança e saúde dos trabalhadores, que tem ganhado a atenção dos empresários pelos resultados que têm apresentado no retorno que promove às indústrias.

Empresas que apostam em soluções de segurança e saúde do trabalhador alcançam um ganho mútuo. O funcionário se sente mais disposto e saudável, com menor possibilidade de se ausentar do posto de trabalho. Já os empresários, mantêm alta a linha de produção e evitam multas que precisariam pagar pelo afastamentos dos seus profissionais, seja ou por questões médicas, como gripes e doenças do sistema nervoso, ou descuidos na segurança do ambiente (traumas).

segurança4

Consultorias em saúde e segurança no trabalho (SST) ajudam empresas a aumentar a produtividade e reduzir custos decorrentes da ausência de seus trabalhadores. Entre os serviços ofertados pelo mercado, estão cursos e treinamentos com gestores e colaboradores, avaliação do ambiente físico da empresa com identificação de situações de risco e elaboração de plano de ações com medidas para eliminar ou reduzir riscos de acidentes. Em 2015, o Sesi, empresa reconhecida pelas consultorias em segurança e saúde da indústria, atendeu mais de um milhão de trabalhadores em serviços de saúde e segurança, o que mostra interesse de boa parte dos empresários.

Essa procura por soluções já é realidade de muitas empresas. Pesquisa inédita realizada entre 2015 e 2016 pelo Sesi com 500 médias e grandes empresas de todo o país comprova isso. Para 43,6% delas, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos. “Olhar para a prevenção do quadro de funcionários é mais inteligente, pois a competitividade das indústrias aumenta e as multas diminuem”, ressalta José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná.

segurança3

Há 70 anos o Sesi no Paraná oferece serviços de Educação e Segurança e Saúde para o trabalhador da indústria com o propósito de impulsionar o setor. Atualmente, conta com um portfólio com mais de 100 soluções de Segurança e Saúde para que as empresas atuem em conformidade com a lei e os trabalhadores, em um ambiente saudável e seguro. Entre os destaques estão as consultorias Gestão do Absenteísmo; Passivos Trabalhistas; Normas Regulamentadoras (NRs); eSocial e FAP/NTEP. Quer saber mais? Acesse o site do Sesi.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria