• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Estudantes de Bandeirantes criam produto simular ao papel, feito à base de palha de milho

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




19/08/2019

Estudantes de Bandeirantes criam produto simular ao papel, feito à base de palha de milho

Projeto conquistou primeiro lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica

Buscar uma alternativa ao uso do papel produzido de celulose e amenizar os impactos gerados pelas áreas desmatadas para este fim. Estes foram os principais objetivos de Natália do Amaral e Mateus Helbel Malaghini, estudante e egresso, respectivamente, do Colégio Sesi de Bandeirantes, ao criar o projeto “Papilho: uma proposta alternativa para produção de papel”. O trabalho ficou em 1º lugar na categoria Ciências Agrárias da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), realizada de 13 a 16 de agosto deste ano em Mateus Leme, em Minas Gerais.

Sob orientação de Maria Juliana Santin dos Santos, os jovens criaram um produto simular ao papel, feito à base de palha do milho - resíduo que até o momento não é aproveitado durante a cultura, sendo muitas vezes até incinerado. “A produção de milho (Zea mays) nos chamou a atenção. Em 2017, por exemplo, o Paraná foi o terceiro maior produtor do grão no país”, contam os pesquisadores. Realizaram pesquisas e desenvolveram uma metodologia caseira para a produção do “Papilho” (papel feito de palha de milho).

Além da FEMIC, o projeto já foi apresentado na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciencias 2018 e fará parte da Feira Brasileira de Iniciação Científica - Jaraguá do Sul, SC (FEBIC) 2019.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria