• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Líderes da Renault participam de capacitação para gestão da longevidade

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




03/05/2019

Líderes da Renault participam de capacitação para gestão da longevidade

Soluções do Centro de Inovação Sesi visam aumentar a produtividade diante dos desafios do envelhecimento da força de trabalho

A população brasileira está envelhecendo rapidamente e, com isso, a média de idade dos trabalhadores tem aumentado. Hoje, segundo informações da RAIS (2017), essa média é de 36 anos, chegando a 40 em alguns estados. Isso representa aumento de aproximadamente 20% da idade média dos trabalhadores. De acordo com a coordenadora do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, Noélly Mercer, essa população representa 60% da mão de obra empregada. "Diante disso, muitos empreendedores podem se questionar: 'Mas minha empresa com média de 35 anos é jovem, não preciso me preocupar com isso agora?', observa. 

No entanto, para o gerente de Saúde e Segurança da Renault, Paulo Zétola, "as empresas precisam se preparar para o envelhecimento da mão de obra, o que envolve desde a adaptação de postos de trabalho até a gestão de pessoas". Inclusive, a Renault no Brasil adotou a solução Gestão para Longevidade do Centro de Inovação Sesi, baseada na metodologia Age Power, do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional. O projeto é voltado para líderes e gestores e visa sensibilizar e capacitar as lideranças para atuarem na gestão da longevidade e envelhecimento ativo dos trabalhadores.

Em um ambiente inovador, chamado Dome Geodésico, foram feitas projeções em 360º sobre questões referentes à temática da longevidade. Na estrutura, montada próximo ao refeitório da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), os gestores puderam vivenciar de que forma o envelhecimento da população impacta o ambiente de trabalho. A dinâmica também possibilitou identificar problemas relacionados às questões da idade e transição demográfica no dia a dia da empresa. O objetivo é que, ao reconhecerem os problemas, os líderes possam propor ideias de melhorias no ambiente de trabalho e que essas ideias sejam apresentadas ao RH para a formulação de planos de ação.

Dome Geodésico, instalado na fábrica da Renault, foi utilizado na capacitação dos líderes durante o projeto
                                          de Gestão para Longevidade
Dome Geodésico, instalado na fábrica da Renault, foi utilizado na capacitação dos líderes durante o projeto de Gestão para Longevidade

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria