• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Portal ODS é reconhecido internacionalmente pela ONU como boa prática para o desenvolvimento local

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/07/2018

Portal ODS é reconhecido internacionalmente pela ONU como boa prática para o desenvolvimento local

O Portal ODS é o case que será apresentado nos Estados Unidos; ele reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apresenta hoje (9), em Nova Iorque, o Portal ODS, uma plataforma que disponibiliza notícias, vídeos, agenda de eventos, serviços e indicadores de todos os estados e municípios brasileiros. A apresentação acontece durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, nos Estados Unidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O Sistema Fiep foi convidado para compartilhar o case do portal como uma das melhores práticas no mundo para o desenvolvimento local.  No mesmo painel, outras seis iniciativas de outros países serão apresentadas: da Espanha, Colômbia, Bélgica, África do Sul e China.

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente, o Portal ODS reúne informações para dar suporte a todas as instituições no Brasil interessadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  ?O reconhecimento do Portal como um case internacional de desenvolvimento local para nós é fruto de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2004. O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, é referência no trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento das agendas mundiais de desenvolvimento?, contextualiza o presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski.

Indicadores ODS de todos os estados e municípios brasileiros são atualizados permanentemente na plataforma e permitem saber como está a situação de cada cidade em relação a cada objetivo. Assim, é possível que ações sejam tomadas para mudar o quadro. Para gestores, há serviços como ferramenta de busca de indicadores, personalização de relatórios e comparações entre diferentes localidades.

O Portal ODS

Com a plataforma do Sistema Fiep é possível avançar na reflexão e entendimento sobre oportunidades e benefícios dos ODS para empresas, governos, organizações da sociedade civil e cidadãos. De acordo com estimativas da própria ONU, se continuarmos com os mesmos padrões de consumo, precisaremos de três planetas em 2050. Para o superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, o portal pode ser considerado um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável. ?O Portal ODS é único, constituindo-se em uma verdadeira contribuição do Sistema Fiep para o alcance da nova agenda mundial de desenvolvimento?, ressalta.

Compromisso com a Agenda 2030

Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 ODS fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os objetivos estão a educação de qualidade (ODS 4); equidade de gênero (OD 5); consumo responsável (ODS 12); e paz e justiça (ODS 16).

Saiba mais  no vídeo, clicando aqui.

Para conferir o indicador da sua localidade, acesse http://www.portalods.com.br

Conteúdos Relacionados


Conheça o Portal ODS
Empresas paranaenses recebem treinamento em direitos humanos

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria