• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • "A produtividade é o efeito matemático de todas essas ações"

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PRODUTIVIDADE23/10/2017 - Atualizado em 30/04/2018

"A produtividade é o efeito matemático de todas essas ações"

Em entrevista ao site do Sesi no Paraná, Duilo Damaso, gerente de Recursos Humanos da Bosch, em Curitiba, revela como os serviços de SST e promoção da saúde impactam na produtividade da empresa

São vários os serviços de segurança do trabalho e promoção da saúde que o Sesi oferta na Bosch, em Curitiba. Vacinas, consultorias, cursos e diagnósticos fazem parte da rotina dos profissionais que atendem os mais de 1600 trabalhadores da planta do Paraná. Conversamos com Duilo Damaso, gerente de Recursos Humanos da Bosch, em Curitiba, para entender de que forma tantos programas impactam no cotidiano desses trabalhadores.

  1. De que formas os programas de promoção da saúde melhoram a produtividade dos trabalhadores da Bosch? 

O que se percebe é que programas como esse aumentam o vínculo do trabalhador com a empresa. Quando ele se sente cuidado, a motivação aumenta, a saúde melhora e, consequentemente, os resultados individuais evoluem. A produtividade é o efeito matemático de todas essas ações. O que fica mais evidente é que os programas nunca ficam restritos ao ambiente de trabalho, muitos levam os aprendizados para as famílias e incentivam demais trabalhadores a aderirem às atividades. 

  1. Dentro da realidade da Bosch, qual o programa em parceria com o Sesi que mais tem impacto? 

É difícil apontar um que tenha maior impacto, pois os resultados são medidos pela integração de todos. Podemos destacar alguns como os programas de saúde emocional e o Kinderhaus, que impactam no cuidado com as pessoas. A ideia sempre foi gerar impactos por meio da integração. 

  1. Qual a importância do Sesi nesses programas? 

A qualidade e a competência dos profissionais do Sesi, independente do projeto, são sempre evidentes. A contribuição vem pela experiência e know how que estão sempre perto da realidade dos trabalhadores da indústria. Não são apenas consultores teóricos que não entendem da prática. É diferente, pois é notória a qualificação em relação ao ambiente em que atuam.  

  1. Existe alguma análise que mostre a evolução da produtividade ou melhora de índices de saúde dos participantes de programas de promoção da saúde? 

O que mais percebemos é que os índices de afastamentos diminuem. Via de regra são os números do absenteísmo (ausência do trabalhador no ambiente de trabalho) que se destacam. Nos últimos dois anos, os afastamentos diminuíram em 20%; isso para um quadro de 1600 funcionários representa um impacto muito alto. Porém, há um ganho intangível, porém perceptível no ambiente, que é a melhora da saúde e da disposição da equipe. 

Planta da Bosch, em Curitiba: mais de 1600 trabalhadores

  1. Ao que se deve a parceria tão longa entre o Sesi e a Bosch? 

O Sesi tem uma proposta de trabalho que vai ao encontro do legado do Sr. Robert Bosch. Ele deixou em testamento que serviços de promoção da saúde devem ser incentivados na empresa. São três pilares que respeitamos: educação, desenvolvimento e saúde, com projetos inovadores dentro dessas áreas. O Sesi tem coragem e capacidade de inovar, assim como a Bosch. Somos parceiros nesse caminho.  

  1. Além dos programas de SST, a Bosch é pioneira no programa ?Crescer na Indústria?. Como a empresa percebe o programa e que benefícios já foram percebidos nesse primeiro ano? 

O maior efetivo é na proposta inicial, que é a continuidade da vida dos profissionais no momento mais difícil da transição das carreiras delas. Os pais que possuem filhos ali se sentem mais próximos, o que serve de exemplo de motivação para o trabalho. A proposta de educação do Sesi é reconhecida pelas mães e pelos pais, já que o dia a dia da Bosch faz parte da vida dos pequenos. O trabalho é sempre em equipe e não na individualização do resultado. Desde cedo se forma o conceito de time, por isso a cooperação entre os colegas se dá de forma natural, o que certamente vai influenciar nas relações corporativas lá na frente.

Kinderhaus completa dois anos de operação com avaliação positiva da Bosch

Conheça os serviços de promoção da saúde  e SST do Sesi

Conteúdos Relacionados


5 coisas que você precisa saber sobre startups
5 medidas a favor da produtividade no trabalho

Você sabe o que é empoderamento?

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria