• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 5 características comuns aos melhores ensinos do mundo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




12/09/2016

5 características comuns aos melhores ensinos do mundo

Professores capacitados e atividades variadas estão na lista

As realidades educacionais são quase tão diversas quanto o número de países. Se em algumas nações as escolas seguem uma mesma grade curricular, em outras, as instituições de ensino têm mais autonomia para definir quais serão as disciplinas trabalhadas em sala de aula. No entanto, há pontos em comum entre os países detentores dos primeiros lugares do Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes). Desenvolvida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a avaliação é aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos de idade em mais de 65 países de dois em dois anos e os seus resultados determinam quais são considerados os melhores ensinos do mundo. A seguir, veja o que os primeiros do ranking têm em comum:

professores

1 – Investimento nos professores

Da educação infantil ao ensino médio, é notável que nos países onde o ensino é conhecido pela qualidade, os professores tenham formação de excelência e sejam valorizados para buscarem aperfeiçoamento contínuo.

2 – Currículo diversificado

Artes, esportes, atividades domésticas (para ambos os gêneros), orientações sobre consumo e meio ambiente, debates. São inúmeras as atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas nos países com a melhor educação. Nessas aulas, muitas vezes os alunos colocam em prática o que aprenderam nas matérias regulares ou ainda complementam o aprendizado com conceitos igualmente importantes para a vida dentro e fora do ambiente acadêmico.

3 – Ensino integral

Para a prática desse currículo diversificado, o ensino geralmente é integral. Assim, os estudantes têm tempo para frequentar e experimentar todas as atividades oferecidas.

livros 

4 – Competição

No dia a dia o conhecimento é construído junto, por todos, mas concursos e competições são lançadas para instigar o aprendizado e a conquista de prêmios.

5 – Direcionamento profissional

Em muitos desses países – no mais recente ranking do PISA, Xangai, Coréia do Sul, Finlândia, Canadá e Austrália estão entre os 10 primeiros -, principalmente nos últimos anos, o que equivaleria ao Ensino Médio no Brasil, os alunos já são direcionados para as áreas que têm mais afinidade. O incentivo às ciências e à área de exatas é muito forte, mas o senso crítico e as áreas de humanas são igualmente valorizados.

rumo 

Assim como os melhores

A rede de Colégios Sesi oferece ensino regular e integral (bilíngue) no ensino médio. Como foco no trabalho em equipe, os alunos são instigados a investigar em aulas interdisciplinares. Assim como nas escolas dos países mais bem avaliados, o colégio oferece uma vasta gama de atividades extracurriculares, como fotografia, teatro, cinema, desenho, dança, clube da matemática, da literatura, esportes e idiomas. Além disso, os alunos se preparam para torneios internos, cujos vencedores participam de competições internacionais e nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, a Olimpíada do Conhecimento, do Senai, e a FIRST® LEGO® League. Acesse o site do Colégio Sesi e saiba mais. 

 

Veja também:

metodos

7 razões pelas quais os métodos não-tradicionais de ensino são um sucesso

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria