• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Atividade física é o melhor remédio para as dores nas costas

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




31/05/2016

Atividade física é o melhor remédio para as dores nas costas

Pequenas mudanças diárias podem ajudar a diminuir o risco de lesões

Ao contrário do que se pode pensar, o sedentarismo está entre as principais causas das dores nas costas. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, os exercícios físicos basicamente fortalecem a musculatura que sustenta a coluna. Músculos fracos ou encurtados causam desvios e lesões, ocasionando a dor.

Por incrível que pareça, a musculatura do tronco é a que mais sente o ficar sentado e uma das consequências é o encurtamento dos músculos do quadril e coxas. Quando a pessoa fica em pé, o músculo encurtado puxa a bacia pra frente. A coluna acompanha o movimento, aumentando sua curvatura para compensar, ocasionando a famosa e comum dor na lombar.

Portanto, para evitar as dores nas costas e até mesmo aliviar as já existentes, é importante trabalhar os músculos dorsais (região posterior do tórax e pescoço) para melhorar a postura; os abdominais, para estabilizá-la; e das pernas, evitando o encurtamento dos músculos. Para começar a abolir o sedentarismo, usar sempre a escada em vez de pegar o elevador é uma boa pedida.

 

dor nas costas

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria