Álcool em Gel - 25/11/2009

A continuidade aos hábitos de higiene adquiridos com a H1N1

O uso do álcool gel é uma medida preventiva contra várias doenças. O hábito de usá-lo ou lavar as mãos várias vezes ao dia podem reduzir os riscos de doenças causadas por infeccção.

Fique atento com alguns cuidados e confira algumas dicas de como utilizar o alcool gel:

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • A quantidade a ser usada dever ser igual a um grão de ervilha para as duas mãos. Friccionar de 15 a 30 segundos os dedos, o vão entre os dedos, as palmas e as costas das mãos.
  • O uso do alcool em gel deve ser feito ao entrar em contato com corrimãos, elevadores, ônibus, comércio e outros.
  • Sempre que possível, lavar as mãos com água e sabão.
  • É importantíssimo fazer a hidratação das mãos para evitar o ressecamento, recomenda-se o uso de hidratantes aproximadamente 4x ao dia.
  • Não se deve usar na pele nenhum álcool em gel que o fim seja para de limpeza, pelo risco de ressecamento e outras reações.
  • Álcool em gel não pode ser ingerido pois é altamente tóxico, mas se usado nas mãos e elas forem levadas a boca, não tem problema.
  • O uso do álcool em gel elimina microorganismos que estejam na mão, reduzindo o risco de novas contaminações.

Lembrando que os microorganismos sobrevivem por muito tempo nas mãos (mais de horas) e mais ainda nas superfícies (alguns chegam a 16 meses), e nesse tempo eles podem causar uma infecção.

Segundo a Secretaria de Estado de Saudé do Paraná - SESA/PR - as embalagens de álcool em gel devem conter, obrigatoriamente:

Nome do Produto, Concentração de 70%, escrito que é em gel (e não líquido, por exemplo), o conteúdo, a indicação de uso, a composição, o modo de usar, as precauções e advertências, o n°lote, validade e fabricação, os dados do fabricante, os dados do responsável técnico, os dados relacionados as Autorizações para a empresa da ANVISA e o serviço de SAC.

Nunca esqueça que prevenir é o melhor remédio!

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Não será divulgado
Cidade (obrigatório) UF (obrigatório)
Site
Seu blog ou página pessoal
Mensagem



Li e aceito o termo de resposabilidade online
1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoas, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de contragimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, nãos e cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
 
 
 
FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados
Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-9000