Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/05/2016

30 minutos de caminhada podem salvar vidas

Uma simples caminhada tira as pessoas do sedentarismo, ajuda no emagrecimento e previne doenças

No ano passado o Ministério do Esporte divulgou um estudo assustador com os índices do sedentarismo no Brasil. Segundo a pesquisa, 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física. Dessa quase metade da população, 69,9% sabe dos riscos que corre, já que, junto com a má alimentação e da obesidade, o sedentarismo é apontado como uma das causas de doenças cardiovasculares e crônicas, como hipertensão, diabetes, infarto no miocárdio e acidente vascular cerebral – principais causas de morte no país. Durante o estudo, a principal justificativa foi a falta de tempo.

No entanto, pesquisas recentes comprovam que caminhar diariamente por apenas 30 minutos pode fazer toda diferença, reduzindo o risco de doenças cardíacas e crônicas, depressão e ansiedade, ajudando a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer. De quebra, melhora a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço das pernas e pés, fortalecendo os músculos e melhorando a postura, e ainda evitando a obesidade consumindo calorias – o gasto vai depender do peso de cada um e intensidade do exercício.

Vale enfatizar que a prática de exercícios é crucial para o envelhecimento saudável, pois além de prevenir doenças, garante melhor mobilidade e capacidade funcional, primordiais para um estilo de vida ativo em um momento de aumento de expectativa de vida.

Para otimizar a caminhada:caminhada

1) Cuide-se: use tênis e roupas apropriadas, filtro solar, beba água e alongue-se antes e depois de caminhar.

2) Rota e horário: evite caminhas em ruas muito movimentadas e barulhentas, pois além de perigosas, a ideia é relaxar. Fuja também dos horários mais quentes do dia.

3) Aperte o passo: depois de se acostumar com a sua velocidade inicial, acelere, fazendo a respiração acompanhar o novo ritmo.

4) Contraia a barriga: trabalhando os músculos do abdome constrói-se uma postura correta.

5) Mexa os braços: além de ajudar a manter o ritmo, balançar os braços vigorosamente faz bem para a circulação sanguínea.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria